quarta-feira, 3 de novembro de 2010

Cardápio Família

Cardápio Família

  • Arroz
  • Picanha
  • Vinagrete
  • Batinha

Foto: Cleo
  • Ingredientes e Preparo da Picanha
           Peças já contarda no açougue ou inteira (como preferir);
           Sal grosso
           alho a gosto
           Cebola a gosto
           Pimenta do reino (pó)
           Manteiga
          
    
           Pegue a peça de picanha tempere com sal grosso e um pouco de pimenta do reino (pó), unte a forma com mateiga (só picenle); Coloque as peças de picanha na sequencia uma atras da outra ( a peças maiores para o fundo do forno), tente prevalecer o lado que tiver mais gordura pra cima (se peça inteira). Leve ao forno para assar em fogo médio, por mais ou menos 30 minutos (se pedaços, se for peça inteira 1 hora); Quando der o tempo pincele de um lado e de outro a cebolinha frita (receita abaixo) e então vire a picanha (o lado que estava para cima, agora ficará para baixo) e deixe mais 6 minutos (se for peça inteira 20 min) para ficar ao ponto; 

         A minha passou o pouco do ponto ( me distrair conversando com a vizinha, rsrsrs), ao ponto ela fica suculenta. Mas mal passada, ao ponto ou bem passada de qualque jeito. Gente é uma delícia!


Foto: Cleo
  • Cebolinha frita
          Corte a cebola e os dentes de alho em quadradinhos. Em uma frigideira coloque 2 colheres de manteiga e deixe esquentar, assim que estiver bem quente coloque a cebola e o alho e deixe frita até ficarem na cor amarelo escuro. vejam o ponta na foto abaixo e depois é só aplicar na picanha e as sobras refogue as batatinhas.

Foto: Cleo


  • Batatinha cozida e refogada.
          Cozinhe a vapor as batatinha já descascadas e cortadas. Não deixe cozinhar demais, deixe-as um pouco durinhas, porém mastigavéis. Refogem no restante de cebolinha frita e salpique sal e pimenta do reino a gosto.

  • Vinagrete
          Tomate;
          Cebola
          Pimentão
          Limão
          Vinagre
          Tempero a gosto. Eu coloco tempero completo sem pimenta e alho amassado (pouco).

          Preparo: Corte em pedaços pequenos o tomate, a cebola e o pimentão. Este vinagrate eu coloquei alguns tomatinhos cerejas cortados. Tempere a gosto e esprema meio limão por cima e vinagre também a gosto. Misture e deixe na geladeira até o resto da comida ficar pronta.


Foto: Cleo

Ah, o arroz é o de sempre. Mas com boa criatividade você pode mudá-lo.

         Pronto um cardápio de família para um fim de semana ou feriado.