segunda-feira, 21 de julho de 2014

Receita e dicas de Tapioca de Queijo ou Manteiga

Festa da Tapioca Acontecerá Neste Final de Semana no Entorno do Casarão do Turismo
Foto Internet

Tapioca de Queijo ou Manteiga

Para fazer a  goma:

INGREDIENTES:
500g de Polvilho Doce
350ml de Água (em media)
Sal a gosto (eu não uso o sal
)

Recheio:

Mussarela ( quantidade que gostar)
Manteiga (sua favorita)

MODO DE FAZER:

    Hidratar: Em um recipiente coloque o polvilho e  a água e uma pitada de sal (opcional). Deixa-a bem hidratada, cuidado para não ensopa. Ela tem que ficar úmida( demorei a pegar no ponto) teste e você vai consegui...ah, deixe ela descansar um pouco.
    Aqueça a frigideira (de teflon) bem e jogue um punhadinho da tapioca já hidratada e descansada, se ela pular feito pipoca tá no ponto. Espalhe a massa peneirada (use a peneira) uniformemente até obter um disco bem forrado.

    Dica: você pode peneira-la antes para facilitar a peneirada final na frigideira
    Quando começar a soltar nas beiradas coloque o recheio. Ela se solta facilmente da frigideira. Caso seja necessário use uma espátula de plástico para não arranhar sua frigideira.
    Espalhe a manteiga ou o queijo já derretido. Coloque o recheio e dobre ou enrole, como desejar e vire para dourar de todos os lados.
Sirva quente

Ou se preferir pode comprar em supermercado a massa já pronta para usar

Derreter a Mussarela no Microondas: picado ou em fatias a quantidade que gostar, leve em uma vasilha de vidro pequena por 20 segundos e pronto.

Mas motivos para querer a Tapioca você encontra aqui:
http://wp.clicrbs.com.br/barradecereal/2014/01/30/descubra-oito-razoes-para-incluir-a-tapioca-na-dieta/?topo=13,1,1,,,13


OITO razões para comer tapioca:
1 – Prática - Basta apenas hidratar o polvilho e a massa, quando aquecida, já está pronta.
2 – Versátil - Permite diversos tipos de recheios e sabores. É possível transformá-la em panquecas e até em pizzas.
3 – Substitui o pão - Fonte de carboidratos, ela pode ser uma aliada no café da manhã em substituição ao pão. Basta escolher o recheio mais adequado ao seu plano alimentar e necessidades nutricionais.
4 – Não contém glúten - Por ser feita a partir da mandioca, favorece na redução dos efeitos colaterais presentes no glúten a quem tem doença celíaca.
5 – Tem pouca caloria - 50g de tapioca corresponde a metade das calorias de duas fatias de pão.
6 – Alternativa de refeição pré-treino e pós-treino - Por ser digerida mais rápido, fornece energias mais rapidamente para o corpo, deal durante a prática do exercício físico. E também como recuperação rápida de energia no pós-treino.
7 – Baixo teor de sódio - Tem menos teor de sódio do que alimentos industrializados, como pães, biscoitos.
8 – Livre de gorduras e açúcar - Como sua preparação é feita a partir de farinha e água, não possui, áçucar e nem gorduras.


Claro que o recheio contribui ou não com sua dieta...faça sua escolha de acordo com sua necessidade!!!
Particularmente eu detestava tapioca, hoje eu adoro!!! Experimente uma, duas ou até três vezes e seu paladar a aceitará!!!

Imagina então a tapioca com recheios como: Nutella, Nutella e Morango, coco e leite condensado, beijinho, trufada...etc. Uhmmm, irresistível!!!

Nenhum comentário: